Sabatina I
Hoje, ainda que não seja sábado, falemos de frases que, de tanto se dizerem, perderam o sentido.
1. "O tempo cura tudo" - Ai sim? E como o faz?, com betadine?, com álcool? O tempo não cura nada. As feridas físicas, mais conhecidas no "meu" mundo por soluções de continuidade, são curadas através dum complexo processo de factores de coagulação e cicatrização, as feridas psicológicas, curam-se, quando é possível, por alterações na rotina, por mecanismos de coping, que algumas pessoas não conseguem criar e acabam por deprimir. O tempo, claro está, nunca deixa de acompanhar estes processos, é a (in)constante mais importante da vida. E o mais penoso é que não o podemos reverter. Até o Benjamin, foi para novo, sim, mas não o conseguiu parar. O tempo não cura nada, o tempo é só uma forma de medir (como o metro ou o quilo) a experiêcia de vida.
e ele (o tempo) custa tanto a passar.
Não cura nada, não.
Não é que cure, mas ajuda, se associarmos ao tempo que passa vontade de esquecer. é isso em que acredito e controlo a minha mente para tal. até tem corrido bem. o chocolate e conquistas novas também ajudam muito!
Lá está, a mudança de hábitos ou ênfase noutros comportamentos, não o factor tempo em si.
Não foi por teres sido tu a dizê-lo, coitadinha, ontem ouviste o meu desabafo sobre estas frases...
não faz mal, é verdade, os anos em si não passam se tivermos a mesma coisa na cabeça. eu ainda sou igual a quem era no 12º. ou pelo menos espero
O que é "coping"?
*
Enviar um comentário