Destaque da Semana
«Eastern Promises», novo filme de Cronenberg, é sem dúvida soberbo.
No Hospital londrino de Trafalgar, uma rapariga russa dá à luz uma menina e morre. Resta o seu diário. A parteira, representada por Naomi Watts, fica curiosa, e pede ao tio, também russo, para traduzir. É então que entra no mundo da máfia russa em Londres, e o patriarca faz de tudo para que a verdadeira estória da menina que morreu não se descubra...
Nú e cru, «Eastern Promises» faz-nos contorcer na cadeira a cada minuto, e sorver cada pedacinho como se da nossa própria vida se tratasse. Cronenberg faz-nos viver o filme com medo e ansiedade, trazendo a violência e o sangue de maneira tão forte para que sintamos que o que se vê acontece, e podia ser mesmo real.
Viggo Mortensen é a essência do filme. De olhar cortante, comportamento misterioso e subtil, Nikolai, o motorista da família russa, repete à desconfiada parteira que é apenas o motorista, distanciando-se das atrocidades da família para que trabalha. Mas há nele qualquer coisa de estranho pela maneira como não sofre naquele mundo sangrento: parece imune a tudo...
De facto, a aliança Viggo/Cronenberg parece mais forte desde «Uma história de violência», e diz-se que ambos se superaram neste filme.
Vi o filme no Sábado à tarde, com um grupo atrás de mim a gemer a cada cena mais agressiva, e a comentar "isto não é filme para um Sábado à tarde". Estava mesmo com vontade de lhes responder que fossem pra casa ver um filme estupidificante na SIC ou TVI.
«Eastern Promises», já conta entre os meus 30 filmes preferidos.
Sim, já tinha lido coisas bonitas sobre ele. Espero que chegue até cá.
o papel de mortensen é brutal! para mim digno de uma nomeação a óscar ;)
Quero é ver o Saw 4 =P
Enviar um comentário