segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Destaque da Semana

EasternPromises_thumb.jpg

«Eastern Promises», novo filme de Cronenberg, é sem dúvida soberbo.

No Hospital londrino de Trafalgar, uma rapariga russa dá à luz uma menina e morre. Resta o seu diário. A parteira, representada por Naomi Watts, fica curiosa, e pede ao tio, também russo, para traduzir. É então que entra no mundo da máfia russa em Londres, e o patriarca faz de tudo para que a verdadeira estória da menina que morreu não se descubra...
Nú e cru, «Eastern Promises» faz-nos contorcer na cadeira a cada minuto, e sorver cada pedacinho como se da nossa própria vida se tratasse. Cronenberg faz-nos viver o filme com medo e ansiedade, trazendo a violência e o sangue de maneira tão forte para que sintamos que o que se vê acontece, e podia ser mesmo real.
Viggo Mortensen é a essência do filme. De olhar cortante, comportamento misterioso e subtil, Nikolai, o motorista da família russa, repete à desconfiada parteira que é apenas o motorista, distanciando-se das atrocidades da família para que trabalha. Mas há nele qualquer coisa de estranho pela maneira como não sofre naquele mundo sangrento: parece imune a tudo...
De facto, a aliança Viggo/Cronenberg parece mais forte desde «Uma história de violência», e diz-se que ambos se superaram neste filme.

325422_thumb.jpg

Vi o filme no Sábado à tarde, com um grupo atrás de mim a gemer a cada cena mais agressiva, e a comentar "isto não é filme para um Sábado à tarde". Estava mesmo com vontade de lhes responder que fossem pra casa ver um filme estupidificante na SIC ou TVI.

easternpromisses_07_thumb.jpg

«Eastern Promises», já conta entre os meus 30 filmes preferidos.

3 Comentários:

PL disse...

Sim, já tinha lido coisas bonitas sobre ele. Espero que chegue até cá.

Tristan disse...

o papel de mortensen é brutal! para mim digno de uma nomeação a óscar ;)

David disse...

Quero é ver o Saw 4 =P

Powered By Blogger

Etiquetas

BloguEL © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO  

counter to blogger