domingo, 18 de novembro de 2007

Cinanima

cinanima_thumb.jpg
Descobri que sou fã do Cinema de animação. De facto é uma boa maneira de apresentar estórias engraçadas: tudo é moldável, as personagens, os cenários, são diferentes de mão para mão. Fui ao Cinanima na Culturgest, uma maratona de 17 curtas e longas metragens de animação premiadas no Festival de Cinema de Animação deste ano, realizado de 5 a 11 de Novembro em Espinho. Cinema a carvão, plasticina, lápis de cera ou computador, a cada minuto diferente e curioso.
Destaco três filmes, "Down the road", um thriller sobre um condutor que dá boleia a um curioso homem que sabia tudo sobre si e esperava-o para o matar. Esta curta metragem tinha um grafismo semelhante ao estilo da banda de música "Gorillaz", meio macacóide, muito bom.
Outro filme que gostei muito foi "Sleeping Betty", sobre uma princesa que não acordava apesar dos esforços de todos os médicos e do príncipe encantado, do choro compulsivo da mãe e dos gritos do pai - e acordou quando tocou o despertador. Uma sátira aos contos de fadas, com momentos contemporâneos que fazem rir pela não-correspondência com o ambiente de "conto de fada".
Destaco ainda "Um dia de Sol", sobre a vida do Sol, que acorda e faz a barba com as nuvens, lava os dentes com o arco-íris (que parece aquafresh), e quando alguém saí de casa esforça-se para brilhar mais. Só que as pessoas parecem não gostar do sol, usam óculos de protecção contra o seu brilho, e chapéus. O Sol fica triste por passar todo o dia a tentar agradar as pessoas, até que se esconde no mar e toda a gente o fotografa (pôr-do-sol, por excelência o momento-cliché do dia). Coitado do sol, nunca tinha pensado nisto.
E pronto, mais um post sobre Cinema. É assim, não consigo evitar.

1 Comentário:

PL disse...

Eu tive aulas inteiras eram dedicadas só à animação. Também gosto muito.
Sabes qual foi o primeiro filme de animação português? O Pesadêlo. Sim, com ^.

Powered By Blogger

Etiquetas

BloguEL © 2008. Template by Dicas Blogger.

TOPO  

counter to blogger