Tunnig
Bem, vou tentar introduzir um pouco de cultura mecânica neste blog (que já viu tempos menos cinéfilos).
Vou falar dum tema idolatrado por muito boa gente (ou não).
Os tunnings, esses gajos que trabalham para “quitar” os seus bólides, que dormem a pensar em novas alterações, que têm mais de 1000 revistas desse moding automóvel (se fosse pelas gajas que lá estão até tinham desculpa).
Pois bem, penso que este post se vai dividir em algumas partes, e hoje vou falar apenas duma, os “spoilers” ou “ailerons”.
Um spoiler é similar a uma asa de avião, mas na posição inversa, que tem como objectivo aumetar o efeito de solo, isto é, dar maior estabilidade ao carro, aumentando a força contra o solo.
Isto é tudo verdade, mas é apenas rentável em carros extremamen
te leves e rápidos.
O famoso “xunning” tuga tem um punto GT com mais de 1200Kg e que dá 180Km/h (e isto já a perder todas aquelas peças “decorativas” que o adornam).
Uma boa comparação para este tipo de carro é um pinguim. Os pinguins são uns bichos gordos, com estilo (isto sem dizer que os carros “quitados” têm estilo), e que têm umas asas apenas decorativas. São uma batata com asas.
E por comparação, um carro-batata, nunca vai deixar de ser uma batata.
Por isso caros leitores que estão agora ofendidos, “desquitem” essas máquinas.
.jpg)

eu gosto mais daqueles carros com cachecóis de futebol atrás, bois, cavalos, terços, e o símbolo do sporting na frente. isso sim é tradição.
(e normalmente têm uma medalinha de nossa senhora colada no tablier)
E a música? A altííííísssimos berros? A minha escola antiga era ao pé da praça de espanha, onde estes espécimes iam equipar e testar os seus "potentíssimos" equipamentos. Fiat uno, opel corsa, peugeot 205, havia lá de tudo. Com subwoofers (só o nome) maiores que os carros e claro que de vez em quando só se ouvia: "tuntz tuntz tuntz tum tum tum" - assim parecido.
a minha parte preferida foi mm "os pinguis são batatas com asas" LOLOL e eu que adoro pinguins!
Já vi polícias com carros desses. Tão sempre a inovar...
Ah e também gostei das comparações!
Enviar um comentário